O público e sua voz
Há algum tempo, os meios de comunicação entre as marcas e empresas com seu público eram uma via de mão única: rádio, televisão, jornais impressos, revistas, folhetos, e alguns outros. Eram mídias tradicionais, que atendiam as necessidades da época, em que as marcas falavam e o público somente recebia a informação.
Com a chegada da Internet, a voz e vontade do cliente passou a ocupar cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das marcas, graças às redes sociais e ferramentas de mensagens instantâneas.
Se antes o público recebia propagandas passivamente, hoje ele interfere diretamente na reputação da marca e da empresa. O boca-a-boca, antes de menor alcance, já não sofre mais com os limites geográficos de antes; avaliações, indicações, críticas e elogios alcançam milhares de pessoas em qualquer lugar com alguns cliques, compartilhamentos e pesquisas.
Ainda assim muitas empresas e marcas, em especial as menores e tradicionais, não compreenderam e assimilaram o conceito das redes sociais, continuando com o seu uso como se fosse um catálogo virtual, desconsiderando a interação com o consumidor.
Nossas dicas
Se você ainda não pegou o espírito dessa não tão nova onda, anote essas dicas:
- Redes sociais podem ser usadas como catálogos de vendas, mas elas são MUITO MAIS que isso;
- Veja suas redes sociais como uma extensão das suas relações na vida real. Você consegue trazer seu próprio tom de voz, personalidade e forma de se relacionar para sua marca no mundo virtual;
- Ofereça ao seu público informações, soluções e dicas, o chamado Marketing de Conteúdo;
- Mantenha o foco: fale sobre assuntos relacionados ao seu público e ao seu negócio;
- Seja constante: seu cliente precisa ver que você está ali, no meio do fluxo ininterrupto de informações que ele recebe diariamente. Se você não for visto, será esquecido;
- Não existe almoço grátis. Invista em anúncios pagos para atingir mais pessoas, com uma base coerente de dados e conhecimento das ferramentas disponíveis;
- Pratique o benchmarking, estudando suas referências, inspirações, concorrentes e tendências de mercado para trazer ideias de sucesso para seu negócio;
- Seja autêntico: autenticidade atrai engajamento, pois seu negócio terá personalidade própria e irá se destacar contra os demais. Não seja mais do mesmo;
- Escute seu público: conheça seus desejos, seus questionamentos, suas dúvidas, seus medos, suas expectativas. Traga esse conhecimento para suas redes sociais para resultados gigantes.
Não existem atalhos
O mais importante de tudo: não existe receita pronta, não existem atalhos nem sacadas mágicas. Cada público é único, cada mercado é único, cada negócio é único e cada estratégia precisa ser adaptada a uma realidade e a um ambiente únicos.
Redes sociais e interação com o público demandam dedicação, testes, paciência e muito trabalho.
Nossa estratégia é trazer seu público para o seu negócio, entendendo sua realidade e adequando o plano para as características de sua marca.
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