O público é a chave
A venda de produtos e serviços ou a captação de novos clientes é o objetivo de grande parte – senão todos – dos negócios. Uma boa estratégia para fazer esse objetivo acontecer é investir em tráfego pago. Dependendo do seu modelo de negócio e do seu público, ele pode incluir diferentes canais, como anúncios no Google, Facebook e Instagram, Twitter ou até o LinkedIn.
Dentre as inúmeras vantagens, a possibilidade de definir campanhas e anúncios personalizados para cada objetivo, segmentando o público a ser impactado de acordo com suas características é uma das que mais se destaca. Com ela, é possível atingir o público que pode ter demanda e desejo por seu produto ou serviço, mas que por um motivo ou outro ainda não conhece seu negócio. Com isso, é possível transformá-lo em potenciais clientes.
Com o tráfego pago, é possível atingir esse público e leva-lo até seu estabelecimento, site ou rede social, ou ainda convencê-lo a entrar em contato por telefone ou WhatsApp, por exemplo.
Pago versus Orgânico
Aparecer em buscas orgânicas é um fator importante para o relacionamento com seu público, bem como possuir bons conteúdos em suas redes sociais e site. É dessa forma que a sua marca é fortalecida.
Mas apesar de a médio e longo prazo apresentar menor custo, essa metodologia é mais complexa. Ela exige a criação do conteúdo e um trabalho avançado de SEO, que exige conhecimento mais avançado do que o empresário pode vir a possuir. Nessas condições o tráfego pago se destaca, acelerando esse processo e trazendo os resultados para um prazo mais curto.
Vale dizer que, num cenário ideal, a união das duas estratégias cria uma base mais sólida de marketing digital. Com o tráfego pago eu atraio novas oportunidades, e com o tráfego orgânico eu consolido a marca e o relacionamento com os clientes.
Tráfego pago para negócios locais
A maior função de pagar por anúncios é levar mais clientes para seu estabelecimento, seja ele um restaurante, uma academia, um salão de beleza ou qualquer outro ramo de atuação. Através dele você pode atrair esse público quando ele está próximo de seu estabelecimento, ou nos horários em que há maior demanda pelo seu produto, direcionando os anúncios para determinados públicos filtrando por horário de anúncio, ou localização física, por exemplo.
Simples, mas nem tanto!
Apesar de as ferramentas serem de fácil acesso e fácil uso, você pode ver seu dinheiro ir pelo ralo caso não consiga direcionar seus anúncios corretamente. Por exemplo, os anúncios feitos por uma pizzaria que só atende à noite que foram ao ar de manhã foram, em sua maioria, desperdiçados.
Por isso, é importante buscar os serviços de profissionais ou agências especializados. Eles poderão dar orientações sobre os valores dos investimentos, os melhores canais e até os formatos de anúncios que trazem os melhores resultados.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. A Riqa Digital terá o maior prazer em esclarecer seus questionamentos. Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades e promoções.