RIQA DIGITAL

É preciso fazer do jeito certo

Uma das primeiras coisas que vem à mente quando escutamos as palavras “Marketing Digital” pode ser a possibilidade de investir em tráfego pago utilizando o Google ou Facebook, para a divulgação através de anúncios de seus produtos ou serviços.

Mas antes de você sair procurando plataformas e criando diversos anúncios aleatoriamente, precisa entender a importância de anunciar da forma correta, observando alguns pontos importantes para ter sucesso.

Fazer anúncios de qualquer jeito pode provocar dois resultados já bastante conhecidos: você vai gastar rios de dinheiro e não vai obter resultados relevantes, assim como vai tomar como premissa de que os anúncios não funcionam para o seu negócio.

Vamos abordar as razões pelas quais você precisa investir em tráfego pago e como fazer isto da forma correta, além de passar algumas noções rápidas de tipos de custos e erros que você precisa evitar para obter os melhores resultados.mos

Onde posso fazer meus anúncios?

Hoje na internet temos a possibilidade de realizar anúncios em plataformas distintas, e conhecer cada uma delas auxilia na decisão de qual é a melhor opção para você:

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de anúncios disponibilizada pelo Google para anunciantes. Através dele você consegue criar anúncios textuais que serão veiculados como resultados de uma pesquisa no Google, anúncios com imagens que podem ser apresentados em sites parceiros que dispõem de uma área exclusiva para anunciantes neste formato, e também no Youtube utilizando a segmentação para canais específicos.

É importante ressaltar que as pessoas que estão fazendo pesquisas no Google para encontrar seus produtos ou serviços, estão em uma fase que podemos dizer “prontas” para comprar. Isto significa que elas possuem um interesse legítimo em resolver um problema e por isso estão pesquisando por algo, que talvez possa ser o que você oferece.

Facebook Ads

Já o Facebook Ads é a ferramenta de anúncios, que como o próprio nome diz, pertence ao Facebook. Com ele é possível realizar anúncios que serão exibidos nos feeds de notícias das pessoas que possuem as características do público que você segmentar.

Também é possível veicular anúncios no Instagram e nos Stories, além dos sites parceiros do Facebook, funcionando praticamente da mesma forma do Google.

Diferente do Google, no Facebook o público está em uma fase anterior à compra, apenas consumindo conteúdos, e para provocar um real desejo de compra é preciso acertar muito bem os seus anúncios, tanto na imagem quanto no texto, para conseguir qualificar bem as pessoas que quiserem saber mais sobre seu negócio.

Linkedin Ads

Outra plataforma que vem recebendo cada vez mais anunciantes é o LinkedIn. O fato está relacionado ao perfil do público que circula pela rede social: são profissionais em busca de novas oportunidades, mas também um público com desejo de se desenvolver e um network voltado para o contexto de negócios.

Se você possui algo que atenda este público, principalmente B2B, vale a pena experimentar e apresentar o seu negócio por lá!

Como fazer anúncios?

Agora que você já entendeu um pouco onde pode estar investindo em anúncios para aumentar o tráfego para seu negócio, você deve estar querendo começar o quanto antes, mas é preciso fazer isso de forma sistemática e planejada para não deixar seus investimentos irem todos por água abaixo.

É muito importante planejar o que será feito, definir claramente para quem será destinado os anúncios, o objetivo principal e como fará a otimização desses anúncios.

Primeiramente você precisa planejar como irá gerenciar estes anúncios, contratando alguém ou operacionalizando você mesmo todas as etapas. Isto é importante porque é necessária uma rotina de criação, testes e otimizações destes anúncios, para garantir que os resultados sejam crescentes.

Defina dias e horários específicos para este trabalho durante a semana e, em seguida, estude muito bem o público que você deseja atacar.

Não é raro cometermos erros na segmentação e destinamos um anúncio para pessoas que irão clicar apenas por curiosidade ou que não possuem o mínimo interesse em adquirir seus produtos.

Existem diversos exemplos de como fazer esta segmentação, então, para facilitar, vamos comentar quais são as principais informações que você precisa coletar do seu público:

  • Qual o perfil demográfico dos clientes: gênero, idade, localização, e informações que ajudem a definir uma “persona”, ou seja, uma representação das características dos seus melhores clientes; e
  • Como eles buscam informações, quais palavras-chave utilizam, hashtags e todas as informações que auxiliem o comportamento de pesquisa e solução de problemas através da internet.

Agora você já sabe por onde começar

Após realizar esta coleta de informações você terá plenas condições de iniciar a criação de anúncios de uma maneira mais assertiva, economizando tempo e dinheiro.

Tenha de forma bem definida o que irá fazer com o tráfego gerado pelos seus anúncios, preparando seu negócio para receber os novos visitantes e destiná-los ao objetivo principal alinhado ao seu negócio.

Se o público não for encaminhado para uma página de vendas, oferecendo um material em troca de um cadastro ou a apresentação de algum produto ou serviço, estará jogando fora algumas oportunidades de negócio.

É claro, você precisa ainda de conhecimentos técnicos relacionados à operacionalização das campanhas, então vale a pena estudar um pouco mais sobre o assunto antes de começar a investir, ou contratar um gestor de tráfego, que terá o conhecimento necessário sobre as plataformas e as estratégias para gerir suas campanhas por você, diminuindo a quase zero o risco de seu investimento não trazer retornos satisfatórios.

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